Sasuke Uchiha
Sasuke Uchiha (うちはサスケ, Uchiha Sasuke) é um personagem principal e antagonista da série Naruto. Ele foi originalmente introduzido como um protagonista, um membro do Time 7 de Konohagakure. Ao longo da série, ele se tornou um antagonista, culminando em sua associação com a Akatsuki, tornando-se um dos personagens mais dinâmicos da série. Sasuke é atualmente um nukenin e um criminoso internacional, e provavelmente o último sobrevivente do Clã Uchiha.
Quando ele era criança, Sasuke era um menino muito amável, carinhoso com seus pais e irmão e respeitoso com os seus companheiros de clã, assim como seus professores.
Ele tinha muito orgulho de ser irmão de Itachi e filho de Fugaku, famoso por um dos protetores dedicados de Konoha, e ele sempre quis imitá-los. Seu sonho inicial era juntar à Polícia de Konoha, quando crescer, igual ao seu pai. Por esta razão, muito procurado pela aprovação do pai e reconhecimento de suas habilidades. Depois que Itachi matou todos os membros do clã, a inocência de Sasuke foi quebrado, seus ideais e personalidade mudou severamente, tornando-se frio, solitário, cruel, cínico, um tanto arrogante, e com os próximos nove anos de sua vida dedicado a matar Itachi.
Quando introduzido pela primeira vez no Time 7, Sasuke exibiu grande indiferença com seus companheiros de equipe. Sentindo-se superior a todos eles, incluindo o seu professor, Sasuke não estava disposto a cooperar com Naruto Uzumaki e Sakura Haruno, como ele achou que iria proporcionar-lhe qualquer auxílio em matar Itachi. No entanto as horas extraordinárias, já que ele passou mais tempo com sua equipe, Sasuke começou a perder um pouco da sua raiva, se preocupando mais com sua equipe do que com a sua vingança. Para ajudar a empurrá-lo em seu desejo de poder, Orochimaru deixa em Sasuke um Juin, durante o Exame Chūnin para lhe dar um gosto do poder. Embora Kakashi Hatake tenha selado o Selo Amaldiçoado, assim como ensinar-lhe o Chidori na esperança de desviar-lo do caminho da vingança e, em vez de proteger seus amigos atuais com ele, Sasuke começou a desenhar mais poder do selo, na esperança de ficar mais forte, assim como deformar o Chidori em uma lâmina para cortar a amizade.
De acordo com Kakashi, Sasuke tem tanto de superioridade e inferioridade, um complexo, como ele não está disposto a reconhecer quando alguém é mais forte que ele, mas obcecado quando ele acredita que alguém é mais forte que ele. Por exemplo, ele foi complacente com a sua rivalidade com o Naruto quando ele acreditava que ele era mais forte, mas percebendo o rápido crescimento de Naruto, apresentou em sua vitória sobre o jinchūriki de Sunagakure, Gaara, que havia derrotado Sasuke, e sua rápida derrota na luta com Itachi. Em seu regresso à Konoha, Sasuke levou a acreditar que a sua progressão em Konoha foi demasiado lento, o que levou a sua deserção para Otogakure para buscar o poder de Orochimaru. Após deixar a vila, Sasuke se juntou ao Quarteto do Som e viajou para para o páis do Som, só a perder todos os membros do Quarteto do Som pelo Time Shikamaru e enfrentar Naruto sozinho no Vale do Fim, onde Naruto tentou salvá-lo do seu caminho de vingança. Sasuke por sua vez, planejava matar Naruto, seu amigo mais próximo, para despertar o seu Mangekyō Sharingan, mas após sua vitória, ele decidiu derrotar Itachi do seu jeito e não do Itachi.
Em Naruto Shippūden, a personalidade de Sasuke reverteu para aproximadamente o mesmo que quando ele conheceu o Time 7, apesar de sua vingança contra Itachi estava precedência acima de tudo, inclusive sua própria vida. Ele também alegou ter cortado todos os laços com Konoha, acreditando que eles eram a causa da sua fraqueza, indo tão longe como a tentativa de matar Naruto, a quem ele havia poupado em sua batalha anterior, para provar que ele estava comrronpido. Apesar disso, Sasuke parecia disposto a matar desnecessariamente em sua busca por vingança,[[|[1]]] e mais tarde quando lutou contra o jinchūriki do Hachibi, Killer Bee, Sasuke lembrou do Time 7 depois de ver time Taka sacrificando-se para ajudá-lo.
Apesar de afirmar anteriormente que ele não se importava se tivesse que sacrificar seu corpo para Orochimaru contanto que continuasse sua busca por vingança, quando Sasuke sentiu que tinha crescido mais que Orochimaru, ele decidiu que entregar a alguém mais fraco do que ele próprio era um insulto para os Uchiha. Ele procedeu a batalha e absorver a consciência de Orochimaru quando este tentou roubar seu corpo. Este é apenas um exemplo de lealdade feroz de Sasuke ao seu clã ao ponto da obsessão, ele permaneceu vestindo seu símbolo em suas costas com orgulho, enquanto ele se recusou a usar quaisquer outros símbolos, como um protetor de testa. Ele também foi visto por alguém de fora do clã empunhando o Sharingan como um insulto, como o olho é o símbolo dos poderes do clã Uchiha, enquanto Itachi e Madara elogiaram a maestria de Kakashi sobre o Sharingan oferecido por Obito, Sasuke expressou o seu descontentamento com um estranho, mesmo possuí-lo, embora um pouco surpreso com Kakashi ter despertado o Sharingan, Sasuke não ficou impressionado, e afirmou que Kakashi deve sentir-se grato ao Uchiha pelo poder. Sasuke mostrou desgosto ainda mais quando viu dez Sharingan no braço de Danzō, e um décimo primeiro em seu olho direito.
Depois de sua batalha com Itachi, que resultou na morte de Itachi, a revelação de que ele havia sido condenado pelos Anciãos de Konoha para matar o clã Uchiha mostrava como Itachi realmente o amava, Sasuke jurou destruir Konoha por sacrificar Itachi, o clã Uchiha e a felicidade do clã. Depois, ele confirmou a verdade, Sasuke cresceu a odiar a aldeia uma vez que ele teria protegido com sua vida. Embora, à primeira ainda se agarrar a noção de amizade e poupar os inocentes, como o tempo passou com este novo caminho da vingança, Sasuke tem crescido muito mais cruel e mais implacável, matando todos que estiverem em seu caminho, sacrificando sua própria equipe para realizar o seu objetivos e tentar matar sua ex-companheiros de equipe e professor, onde nem vergonha, culpa ou remorso por suas ações. Ele também mostrou grande fúria quando alguém menciona Itachi de uma forma negativa, esmagando Danzou com seu Susanoo para falar mal de seu irmão. Depois de matar Danzou, Sasuke sentiu uma alegria que nunca sentiu antes, e até mesmo vê matar membros de Konoha como um nível elevado, que o levou a promessa de matar a todos na aldeia para finalmente separar qualquer ligação do clã Uchiha para a aldeia, e ao fazê-lo purificar o nome do clã. Quando perguntado por Kakashi se houvesse mais para ele do que o seu clã, Sasuke se lembrou de seu antigos companheiros de Konoha rindo, o que enfureceu e disse que eles estavam rindo por causa de sua ignorância sobre o sacrifício de Itachi e soava como escárnio e desprezo para ele, que ele queria se transformar em gritos de desespero. Nesta fase, é imaginar que o ódio de Sasuke e desejo de vingança passou o ponto de resgate, levando Sakura e Kakashi completamente a perder toda a esperança nele. Mesmo Karin, apesar de ser obcecada por ele, deu-se estar com ele. A única pessoa que continua a ter alguma fé nele é Naruto. Sasuke, em resposta, abandonou a sua recusa ao transplante de olhos de Itachi em si mesmo, na esperança de derrotar o Naruto com seu próprio poder, odiando como ele se recusa a desistir dele, mesmo depois de tudo o que ele fez para ele. De acordo com o Madara, Sasuke é o único a arcar com todo o ódio do clã Uchiha.
Além disso, por toda sua vida, apesar de ser popular com as mulheres por ser bonito e sensual, Sasuke nunca mostrou nenhum interesse em qualquer uma dessas mulheres, ou os seus avanços, devido ao seu principal objetivo: vingança e poder. Essas meninas incluem Sakura Haruno, Ino Yamanaka e mais tarde Karin. Mesmo quando a obsessão de Sakura se tornou um afeto sincero, Sasuke ainda não retornou os sentimentos, mas antes de ele sair da vila, Sasuke deu um verdadeiro obrigado. Seu desinteresse dessas mulheres pode transformar a antipatia cruel e indiferente, expressa durante a sua luta com Danzō, perfurando Karin sem hesitação para matar Danzō e depois tentou acabar com ela para impedi-la de ser um fardo, no futuro, e durante sua lutar com o Time Kakashi, onde ele tentou matar Sakura duas vezes.